As doenças reumatológicas

Informações importantes sobre as doenças reumatológicas

As doenças reumatológicas eram consideradas raras em décadas passadas, entretanto hoje são tidas como importante causa de morbidade na população adulta, com significativo impacto psico-sócio-econômico pelo grave comprometimento da qualidade de vida. 

As doenças reumatológicas são causa importante de dor crônica e incapacidade física temporária ou permanente em todo o mundo, podendo acometer até 20% da população adulta. As queixas musculoesqueléticas são a segunda causa de falta ao trabalho suplantados apenas pelas infecções respiratórias de vias superiores.

Dentre elas a lombalgia crônica é a mais prevalente no Brasil, acometendo 25,4% da população adulta mais idosa. São, também prevalentes a osteoartrite, a fibromialgia e a gota. Dentre as artropatias inflamatórias, destacam-se a artrite reumatoide, a artrite psoriásica e as espondiloartrites. O lúpus é sem dúvida a doença autoimune mais prevalente.

Diagnóstico e tratamento precoces são essenciais.  A SBR, ACR, EULAR e outras entidades tem elaborado critérios/consensos de classificação/diagnóstico e diretrizes terapêuticos, tendo como meta prioritária um controle adequado da doença, com busca da remissão.

Com os novos tratamentos disponíveis, apesar de seus elevados custos, hoje se vislumbra modificar o cenário das doenças reumatológicas, impedindo ou reduzindo a evolução de sequelas, o que possibilita aos pacientes uma melhor qualidade de vida e aumento de sobrevida deles.

Assim, temos disponibilizados neste site, o link para os principais guidelines e consensos (ACR, EULAR, PANLAR, SBR)

Diretrizes e consensos