Informações importantes sobre as doenças reumatológicas
As doenças reumatológicas eram consideradas raras em décadas passadas, entretanto hoje são tidas como importante causa de morbidade na população adulta. Dentre elas a lombalgia crônica é a mais prevalente no Brasil, com acometendo 25,4% da população adulta mais idosa. São, também prevalentes a osteoartrite, a fibromialgia e a gota. Dentre as artropatias inflamatórias destacam-se a artrite reumatoide, a artrite psoriásica e as espondiloartrites. Dentre as doenças autoimunes, o lúpus é sem dúvida a mais prevalente.
As doenças reumatológicas são causa importante de dor crônica e incapacidade física temporária ou permanente em todo o mundo, podendo acometer até 20% da população adulta. As queixas musculoesqueléticas são a segunda causa de falta de trabalho suplantados apenas pelas infecções respiratórias superiores.
Em virtude do seu comprometimento crônico, progressivo e destrutivo, determinando importante incapacidade funcional, por vezes permanente, aliados ao envolvimento sistêmico com importante morbimortalidade, em especial, a complicação cardiovascular, tem sido considerada uma condição de relevância socioeconômica.
Diante deste contexto, torna-se necessário o diagnóstico e tratamento precoces dentro dos conceitos atuais dos critérios/consensos de classificação/diagnóstico e das diretrizes terapêuticos com base nos fármacos disponíveis, tendo como meta prioritária um controle adequado da doença, com consequente melhoria da qualidade de vida e da sobrevida.
Com os novos tratamentos disponíveis, apesar dos elevados custos diretos determinados pelos biológicos, hoje se vislumbra modificar o cenário das doenças reumatológicas, impedindo ou reduzindo a evolução de sequelas, o que possibilita aos pacientes uma qualidade de vida semelhante a da população geral, em termos de habilidade laboriosa e qualidade de vida.
Precisando atualizar e reciclar seus conhecimentos, a seguir vocês terão uma lista de papers sobre diretrizes/consensos e revisões atualizadas. Aproveitem...
Diretrizes e consensos
2019 update of the EULAR recommendations for the management of systemic lupus erythematosus
EULAR recommendations for the management of Sjögren’s syndrome with topical and systemic therapies
EULAR Sjögren’s syndrome disease activity index (ESSDAI): a user guide.
Update of EULAR recommendations for the treatment of systemic sclerosis
2018 Update of the EULAR recommendations for the management of large vessel vasculitis
Algorithm for diagnosis of primary vasculitides (2019)
ANCA-Associated Vasculitis: Core Curriculum 2020
EULAR recommendations for the use of imaging in large vessel vasculitis in clinical practice (2017)
EULAR/ERA-EDTA recommendations for the management of ANCA-associated vasculitis (2016)